O CEMIP escolheu como peça de janeiro um estereoscópio produzido por “H.C. WHITE CO.”.
By Yuri Victorino
O equipamento Perfectscope foi criado por Hawley C. White que começou sua carreira em Nova York-EUA no ano de 1870, para depois de se mudar para North Bennington, Vermont, onde criaria uma pequena fábrica para a produção dos visualizadores estéreo de imagens estáticas.
Em 1907 Hawley construiu uma grande fábrica com linha de montagem, sendo o pioneiro no uso de texto informativo na parte de trás das fotografias estereoscópicas montadas sobre papelão.
Em 1915, com o declínio da popularidade deste tipo de entretenimento, White decidiu vender a fábrica para a empresa Keystone View.
O estereoscópio é um visor em alumínio, com duas lentes “estéreo” que ampliam imagens semelhantes. As fotos estão dispostas em um cartão de papelão. Há um pino para segurar a máquina. Para acertar o foco, o cartão contendo as fotos semelhantes é fixado em um suporte que desliza sobre um sulco na parte posterior às lentes. Então se faz a mágica. Uma imagem em 3 dimensões com profundidade entre os objetos da cena que se observa.
O item faz parte do acervo do CEMIP. Está localizado na Coleção de documentos de imagens estáticas, na série dos equipamentos reprodutores de imagens estáticas analógicas, disponível neste endereço: AIS0022. Na parte inferior do objeto está a inscrição: “O PERFECSCOPE” patenteado 15 de Outubro de 1895.
O estereoscópio vinha acompanhado de 24 imagens. Na maioria paisagens da Itália, Rússia, Japão, Alemanha, EUA, Argélia etc.
A estereoscopia, imagem estereográfica ou imagem tridimensional, é qualquer técnica capaz de criar a ilusão de profundidade em uma imagem. No caso de uma fotografia, filme ou imagem bidimensional é alcançada pela apresentação de uma imagem ligeiramente diferente para cada olho.
Leonardo da Vinci estudou o fenômeno das imagens em estéreo, sendo o pioneiro no campo. Mas foi o físico escocês Sir Charles Wheatstone que em 1838 descreveu o fenômeno da visão tridimensional (3D) e construiu um aparelho com o qual se pode ver padrões geométricos em relevo. Surge o estereoscópio. Em 1849 o inventor e cientista escocês Sir David Brewster, projetou e construiu a primeira câmera estereoscópica e um visualizador para ver as imagens em relevo.
Por fim, com base na invenção de Brewster, Oliver Wendell Holmes construiu por volta de 1860 outro modelo estereoscópio, agora de mão, que se tornou muito popular no final do século XIX. Com este modelo de aparelho se podia colocar fotos estereoscópicas montadas sobre papelão. Esta inovação desenvolveu a difusão de imagens de lugares diversos do mundo, criando extensas coleções que foram colocadas à venda.
Como amostra das coleções, disponibilizamos algumas imagens da Argélia, que pertencem ao acervo do Arquivo de Imagens e Sons do SEMIP. Os originais datam provavelmente da década de 1890. A reprodução estereoscópica é de 1900. O perfecscope está disponível no endereço: PERFECTSCOPE
Oi Yuri, tudo bem? Eu gostaria de usar duas dessas imagens na minha tese. Estou citando o site como fonte, mas percebi que essas fotografias são relativamente recentes, posso indicá-lo como sendo o autor delas? Saberia me informar quando tirou as fotos? Ou posso indicar a data da postagem? Por favor, poderia me mandar um email me autorizando usá-las e com essas informações?
Olá. Desculpa a demora para responder. Já imagino que tenhas publicado a Tese. De qualquer maneira respondo as tuas indagações. As imagens são minhas. São da época da publicação. Autorizo o uso da imagem sim. Abraço.