No segundo semestre de Julho de 2024, o Museu Numismático NUMIS, representado pelo museólogo Máximo Simoni e do diretor Yuri Victorino, visitou as Secretarias de Educação das cidades de Imbé e Tramandaí, que fazem parte do litoral norte do Rio Grande do Sul.
O intuito das visitas foi apresentar as ações de Educação Museal, desenvolvidas pelo NUMIS e seus parceiros, como a versão adaptada pelo NUMIS do Projeto Colecionador Mirim.
Em Imbé, fomos recepcionados pelo Secretária Adjunta de Educação, Rosiane Dias e Analice Munari, supervisora pedagógica de ensino fundamental. Na ocasião, o NUMIS indagou que o colecionismo traz muitos benefícios para a formação infantil, como o senso de organização, o zelo, a socialização, a capacidade de negociação, a educação e o conhecimento cultural.
Afirmou que por estas circunstâncias, em 2019 foi criado o Projeto Colecionador Mirim, iniciativa da Sociedade Numismática Brasileira, que consiste na realização de ações lúdicas educativas e culturais, incentivadoras do público infantil à prática do colecionismo, por meio das redes sociais e pela produção de experiências culturais e educativas, como apresentação de palestras e doação de material numismático na rede de ensino público e privada.
O NUMIS é parceiro do Projeto Colecionador Mirim, que concentra inúmeras iniciativas práticas, entre elas oficinas arte-educativas infantis realizadas nos eventos pelo Brasil; produção de um gibi numismático, com noções iniciais do colecionismo para as crianças; distribuição de kits que consiste em uma pastas personalizadas contendo cédulas, moedas, selos e outros itens fornecidos por patrocinadores e apoiadores; além da Palestra e do livro infantil Dinheiro no Tempo – História do Dinheiro com Arte e Diversão para Crianças.
A ação conta com o apoio de diversas instituições culturais, como a AAMNN – Associação Amigos do Museu Numismático NUMIS, Museu Numismático NUMIS, Associação Amigos do Museu de Valores do Banco Central, a Sociedade Numismática Brasileira, o Clube da Medalha da Casa da Moeda do Brasil, o Museu Eugênio Teixeira Leal – Memorial do Banco Econômico, Sociedade Filatélica Rio-Grandense e várias associações numismáticas e filatélicas brasileiras, além de colecionadores e comerciantes, promovendo a participação de crianças e seus familiares por meio dos canais de comunicação, facebook e Instaram do Museu Numismático NUMIS, e na rede própria do Projeto, através do perfil do Instagram @colecionador_mirim, além da participação em eventos numismáticos e de multicolecionismo.
Neste mesmo sentido, a de divulgar os Projetos de Educação Museal, o NUMIS esteve na Cidade de Tramandaí. Lá fomos recepcionados pela Secretária de Educação, Prof. Alvanira Ferri Gamba e pelo Produtor Cultural, Sr. Bruno Fabián Mariotti. No momento, podemos falar sobre as ações e oferecer parceria no sentido de levar um piloto do Projeto Colecionador Mirim Versão NUMIS/AAMNN, assim como proporcionamos para a Secretaria de Educação de Imbé.
O projeto Colecionador Mirim Versão NUMIS/AAMNN tem merecido cada vez mais a atenção, revelando uma proporção expressiva de jovens colecionadores. Pois chama a atenção dos pais quando compreendem que o Projeto incentiva os filhos a participarem do mundo das coleções. Pois encontram uma forma de trazer seus pequenos para o mundo do colecionismo. Essa ação tem recebido poio e proporcionado alegria junto aos educadores, colecionadores, e gestores públicos, que enxergam nas crianças potenciais parceiros desse hobby e futuros guardiões de memórias contidas nos elementos colecionáveis.
O Projeto incentiva todos os tipos de coleções, e com isso vem surgindo crianças que colecionam selos, cartões postais, cédulas, moedas, gibis, bonecos, álbuns de figurinhas, tazos, bonecos, carrinhos, lápis e outros colecionáveis. Trabalha em prol do resgate da prática do colecionismo infantil, aproveitando o seu grande potencial pedagógico e de desenvolvimento de bons hábitos, o que ocorre principalmente na numismática e na filatelia, onde muitos elementos culturais podem ser explorados, como o estudo da história, da geografia e das artes, dentre outros.
Por esta razão, em 2023 a AAMNN e o Museu Numismático NUMIS, incrementaram o Projeto, editando a Versão NUMIS/AAMNN, que agregou elementos ao Kit, como um jogo de tabuleiro e objetos filatélicos e numismáticos. Também proporcionou a distribuição de livros para as Bibliotecas das Escolas, ao qual se apresenta a Palestra baseada no livro infantil Dinheiro no Tempo – História do Dinheiro com Arte e Diversão Para Crianças. O livro Dinheiro no Tempo foi criado no âmbito do Colecionador Mirim para incentivar a educação através da numismática e do colecionismo de maneira geral.
O Livro é de autoria de Telma Cristina Soares Ceolin, simpatizante da Associação dos Amigos do Museu Numismático NUMIS – AAMNN, colaboradora do Museu Numismático NUMIS, SNB e da AFNB. Foi chefe do Museu de Valores do BC e da Associação Amigos do Museu de Valores do BC, conselheira do Conselho Internacional de Museus, representante do Comitê Internacional de Museus Monetários na América Latina e, atualmente é proprietária da Editora Jovem Numismata Experiências Culturais e Educativas.
Dinheiro no Tempo contém orientações para aplicação em oficinas arte-educativas, para crianças de 8 a 12 anos e foi concebido a partir da experiência abrangente no âmbito cultural, educativo e museológico, proveniente da expertise presente, como por exemplo, no Museu Numismático NUMIS. Contou com revisão pedagógica especializada em orientação educacional no Ensino Fundamental, desenvolvimento de potenciais e altas habilidades e superdotação, arte na infância e espaços escolares.
O Museu Numismático – NUMIS é uma instituição permanente e sem fins lucrativos, constituída para servir à sociedade e ao seu desenvolvimento, assim como ao fortalecimento da democracia e da diversidade social e cultural. É uma instituição aberta ao público, que adquire, preserva, gere, investiga, comunica e expõe acervo de conhecimento numismático, filatélico, sigilográfico e documental, com fins de promover ações educativas, respeito à diferença cultural e fruição reflexiva.
Administrativamente é vinculado à Associação dos Amigos do Museu Numismático – AAMNN, cumprindo papel fundamental na pesquisa e na preservação da memória da diversidade numismática no estado e do país. Seu acervo é constituído por acervo documental, bibliográfico e numismático de cunho local, regional, nacional e internacional. Contendo moedas, cofres, selos, sinetes e objetos tridimensionais, fotografias, entrevistas, documentos, objetos de uso cotidiano de conotação histórica, fiduciária além de documentação e referencial teórico de apoio, como obras sobre temas da numismática, sigilografia, história e ciências pertinentes a tema central: Numismática.
Você pode visitar o acervo de forma virtual, através do endereço eletrônico: www.numis.mus.br. Venha participar do NUMIS.