NUMIS é Ponto de Cultura e já está certificado como Museu no IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus.

Duas ótimas novidades. O Museu Numismático NUMIS foi credenciado com Museu no IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Após passar pelos tramites legais, o reconhecimento veio da Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal – CGSIM e da Coordenação de Produção e Análise da Informação – CPAI Cadastro Nacional de Museus – CNM.

Outro importante reconhecimento veio através do Ministério da Cultura. Após abertura de processo para reconhecimento do NUMIS/Associação dos Amigos do Museu Numismático NUMIS como Ponto de Cultura. Recebemos no mês de junho a informação que agora fazemos parte da Rede Cultura Viva. Isso significa que o Museu Numismático NUMIS, através do seu gestor administrativo – Associação dos Amigos do Museu Numismático NUMIS – AAMNN foi credenciado como Instituição Oficial.

Museu Numismático – NUMIS é uma instituição permanente e sem fins lucrativos, constituída para servir à sociedade e ao seu desenvolvimento, assim como ao fortalecimento da democracia e da diversidade social e cultural. É uma instituição aberta ao público, que adquire, preserva, gere, investiga, comunica e expõe acervo de conhecimento numismático, filatélico, sigilográfico e documental, com fins de promover ações educativas, respeito à diferença cultural e fruição reflexiva.

Administrativamente é vinculado à Associação dos Amigos do Museu Numismático – AAMNN, cumprindo papel fundamental na pesquisa e na preservação da memória da diversidade numismática no estado e do país. Seu acervo é constituído por acervo documental, bibliográfico e numismático de cunho local, regional, nacional e internacional. Contendo moedas, cofres, selos, sinetes e objetos tridimensionais, fotografias, entrevistas, documentos, objetos de uso cotidiano de conotação histórica, fiduciária além de documentação e referencial teórico de apoio, como obras sobre temas da numismática, sigilografia, história e ciências pertinentes a tema central: Numismática.

Faça como a Jornalista Célia Jurema, seja um(a) parceiro(a) do NUMIS.

Você pode visitar o acervo de forma virtual, através do endereço eletrônico: www.numis.mus.br. Venha participar do Projeto NUMIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *