O NUMIS participou do XXVII Congresso Brasileiro de Numismática, representado pelo diretor Yuri Victorino, que aconteceu em São Paulo – capital, de 7 a 9 de dezembro de 2023, no Novotel Jaraguá.
O evento foi promovido pela Sociedade Numismática Brasileira. Aconteceram exposições, palestras, homenagens, lançamento de livros, venda sob ofertas e mesas de comercialização. Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento.
Yuri Victorino proferiu palestra sobre o estudo de caso – Numismática e Ciência da Informação: do Centro de Memória CEMIP ao Museu Numismático NUMIS.
A apresentação contemplou a tragetória das instituições até a fusão em 2023. Tratou da formatação museal e suas particulariedades. Mostrou as várias fases que uma instituição museal deve passar até que seja completa a sua plenitude. Também dissertou sobre Ciência da Informação e o Paradigma Pós custodial.
O Ciclo de palestras trouxe ainda os temas: A Produçãode papel Moeda, com Acacio Bannvart (Blendpaper); Controle Aduaneiro e Numismática, com Eduardo Luz; Educação Museal no museu de numismática Herculano Pires: problemas e soluções no diálogo entre público e coleções, com Thiago Borazanian (Arte São Paulo Escola de Artes e Profissões); O rei e duce: iconografia numismática no reinado de Vittorio Emanuele II, com Pedro mangeti Zaninetti (USP)
Dentre as presenças, o grupo das Mulheres Numismatas do Brasil e o Projeto Colecionador Mirim, ao qual o NUMIS é apoiador. Na ocasião, Telma Ceolin que é a idealizadora do projeto, repassou o material para compor kits a serem ofertados aos Colecionadores Mirins no Rio Grande do Sul. A distribuição acontecerá em 2024, quando o NUMIS executar ações educativas junto às instituições parceiras.
Aconteceram duas exposições na sala de palestras: Duque de Caxias e a Guerra do Paraguai de Gilberto fernando Tenor e A história de uma vida intensamente vivida de Dario Ricciardelli. Além de lançamento de livros.