Anexos
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MNC2976A - ARMÁRIO MOEDEIRO 2 - GAVETA 3 - 11 - SELO - LACRE DE CHUMBO - SELO DE BULA FERROVIÁRIO - LEOPOLDINA RAILWAY - RJ-BR - 1878
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MNC2976M1 - ARMÁRIO MOEDEIRO 2 - GAVETA 3 - 11 - SELO - LACRE DE CHUMBO - SELO DE BULA FERROVIÁRIO - LEOPOLDINA RAILWAY - RJ-BR - 1878
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MNC2976P - ARMÁRIO MOEDEIRO 2 - GAVETA 3 - 11 - SELO - LACRE DE CHUMBO - SELO DE BULA FERROVIÁRIO - LEOPOLDINA RAILWAY - RJ-BR - 1878
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MNC2976R - ARMÁRIO MOEDEIRO 2 - GAVETA 3 - 11 - SELO - LACRE DE CHUMBO - SELO DE BULA FERROVIÁRIO - LEOPOLDINA RAILWAY - RJ-BR - 1878
Metadados
Título
SELO - LACRE DE CHUMBO - SELO DE BULA FERROVIÁRIO - LEOPOLDINA RAILWAY - RJ-BR - 1878
Descrição
SELO - LACRE DE CHUMBO
SELO DE BULA FERROVIÁRIO
LEOPOLDINA RAILWAY
RJ-BR - 1878
Classificação | Found in
3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 > 3.6.3 - Series Sigilografia > 3.6.3.4 - Dossier Coleção de Selos Lacre de Locais Variados
Data | Date
1878
Descrição | Description
O selo metálico Ferroviário, tipo botão em chumbo ou aduaneiro é entre os mais antigos selos realizados pelo homen a milhares de ano. Pode ser utilizado com arame ondulado tradicional ou de segurança, cordel aduaneiro. O selo em chumbo fecha-se com o utilizo de um alicate especifico que marca o selo com um logo ou com outra informação. É entre os selos mais económicos no mercado mas também entre os menos seguros. Aconselha-se de utilizar pelo menos um selo numerado adicional.
A Estrada de Ferro Leopoldina foi a primeira ferrovia implantada no atual estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil, sendo uma das principais ferrovias da região. Foi inaugurada em 1874 alcançando rápida expansão.
O fazendeiro Comendador José Cardoso Moreira construiu uma estação para a Estrada de Ferro Carangola nas suas terras, no final do Império. O conjunto ferroviário Cardoso Moreira é um patrimônio cultural ferroviário tombado pelo IPHAN.
Descrição : A estação foi construída em 1878
O prédio é considerado patrimônio cultural ferroviário
O tombamento foi feito pela Lei nº 11.483/07 e pela Portaria IPHAN nº 407/2010
Sobre a Estação Leopoldina
A Estação Leopoldina é uma das estações de trem mais antigas do Brasil
O seu grande saguão foi palco de festivais de música e festas particulares
A circulação de trens na estação foi interrompida em 2004
A estação foi fechada para passageiros em fevereiro de 2001, após um acidente na sua garagem
Os passageiros foram remanejados para o terminal D. Pedro II (Estação Central do Brasil)
Sobre o patrimônio ferroviário
O IPHAN é responsável por receber e administrar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA)
Origem | Source
Assunto | Subject
Detecterismo | Estrada de Ferro Leopoldina | José Cardoso Moreira | Selo de Chumbo | Selo de Chumbo Ferroviário
ID
MNC2976
Material
Dimensões
Tamanho (mm)
23
Peso (gr)
7.1