Anexos
Metadados
Título
Selo Lacre - Alemanha - / Hamburgisches Amtsgericht – Bergedorf
Descrição
Selo Lacre - Alemanha - / Hamburgisches Amtsgericht – Bergedorf
- 33mm
- circular
- Vermelho
Classificação | Found in
3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 > 3.6.3 - Series Sigilografia | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 > 3.6.3 - Series Sigilografia > 3.6.3.3 - Dossier Coleção de Selos Lacres João G. Abib
Data | Date
S/D
Descrição | Description
A cidade de Bergedorf recebeu privilégios de cidade em 1275, então uma parte do Ducado mais jovem da Saxônia (1180–1296), que foi dividido por seus quatro duques co-governantes em 1296 nos ducados filiais de Saxe-Lauenburg e Saxe-Wittenberg . Bergedorf então se tornou parte do primeiro. Isso duraria apenas até 1303, quando os três duques co-governantes de Lauenburg, Albert III , Eric I e John II dividiram seu ducado filial em três ducados menores.
Eric então manteve Bergedorf ( Vierlande ) e Lauenburg e herdou a parte de seu irmão sem filhos Albert III, Saxe-Ratzeburg, depois que ele já havia falecido em 1308 e uma seção retida da viúva de Albert, Margaret de Brandenburg-Salzwedel, após sua morte. [ 2 ] No entanto, seu outro irmão, John II, então reivindicou uma parte, então em 1321 Eric concedeu Bergedorf (com Vierlande) a ele, cuja parte ficou conhecida posteriormente como Saxe-Bergedorf-Mölln, enquanto a de Eric era conhecida como Saxe-Ratzeburg-Lauenburg.
Em 1370, o quarto sucessor de João, Eric III, penhorou a Herrschaft de Bergedorf , a Vierlande, metade da Saxon Wood e Geesthacht para Lübeck em troca de um crédito de 16.262,5 marcos de Lübeck . [ 3 ] Esta aquisição incluiu grande parte da rota comercial entre Hamburgo e Lübeck, proporcionando assim uma passagem segura para o frete entre as cidades. Eric III manteve apenas uma locação vitalícia.
A cidade de Lübeck e Eric III estipularam ainda que, após a sua morte, Lübeck teria o direito de tomar posse das áreas penhoradas até que os seus sucessores pagassem o crédito e simultaneamente exercessem a recompra de Mölln (contratada em 1359), totalizando a então enorme soma de 26.000 marcos de Lübeck. [ 4 ]
Em 1401, Eric III morreu sem descendência e foi sucedido por seu primo em segundo grau Eric IV de Saxe-Ratzeburg-Lauenburg . No mesmo ano, Eric IV, apoiado por seus filhos Eric (mais tarde governando como Eric V) e John , capturou à força as áreas penhoradas sem fazer nenhum pagamento, antes que Lübeck pudesse tomar posse delas. Lübeck concordou por enquanto. [ 5 ]
Em 1420, Eric V atacou o príncipe-eleitor Frederico I de Brandemburgo e Lübeck aliou-se a Hamburgo em apoio a Brandemburgo . Exércitos de ambas as cidades abriram uma segunda frente e conquistaram Bergedorf, o castelo de Riepenburg e a estação de pedágio do rio Esslingen (hoje Zollenspieker Ferry ) em poucas semanas. Isso forçou Eric V a concordar com o burgomestre de Hamburgo Hein Hoyer e o burgomestre Jordan Pleskow de Lübeck com a Paz de Perleberg em 23 de agosto de 1420, que estipulava que todas as áreas penhoradas, que Eric IV, Eric V e João IV haviam tomado violentamente em 1401, seriam irrevogavelmente cedidas às cidades de Hamburgo e Lübeck.
Condomínio Hamburg-Lübeck
As cidades transformaram as áreas adquiridas no "Beiderstädtischer Besitz" ( condomínio bi-urbano ; posse governada cooperativamente), governado por oficiais de justiça em mandatos de quatro anos, alternadamente ocupados por uma das cidades. Em 1446, os mandatos dos oficiais de justiça foram aumentados para seis anos e, em 1620, para mandatos vitalícios. Em 1542, o oficial de justiça Ditmar Koel introduziu a Reforma Protestante nos municípios cogovernados. A área foi formalmente anexada ao Primeiro Império Francês como parte do departamento de Bouches de l'Elbe entre 1811 e 1813. Depois disso, a área foi restaurada para Hamburgo e Lübeck, ambos estados soberanos. A primeira ferrovia no norte da Alemanha foi aberta entre Hamburgo e Bergedorf pela Hamburg-Bergedorf Railway Company em 1842. Na década de 1860, o Condomínio emitiu seus próprios selos postais . Em 1863, o condomínio media 1039,99 milhões de pés quadrados de Hamburgo (1 pé de Hamburgo = 286,57 mm), dos quais 947,34 milhões de pés quadrados eram da cidade de Bergedorf e dos quatro municípios de Vierlande ( Altengamme , Curslack , Kirchwerder e Neuengamme ) e 92,65 milhões de pés quadrados de Geesthacht (desde 1937 não faz mais parte do atual bairro de Bergedorf). [ 6 ]
Senhorio rural de Hamburgo
A partir de 1º de janeiro de 1868, Lübeck vendeu sua parte no condomínio biurbano para a Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo por 200.000 táleres prussianos . Hamburgo integrou a área em seu território estadual, formando ali a Landherrenschaft Bergedorf (ou seja, senhorio rural de Bergedorf ) compreendendo as cidades de Bergedorf e Geesthacht e uma série de municípios rurais não integrados à cidade de Hamburgo propriamente dita. Pelo Greater Hamburg Act de 1937, o enclave de Geesthacht foi cedido a Schleswig-Holstein .
Bergedorf Bairro de Hamburgo
Em 1 de abril de 1938, a cidade de Bergedorf e os outros municípios se tornaram o Borough of Bergedorf , uma parte integrada da cidade de Hamburgo. Bergedorf também é conhecida pelo apelido de Garden of Hamburg .
Fonte | Source
Assunto | Subject
Bergedorf - Hamburgo - Alemanha | Selo de Cera - Lacre | Selo Lacre de Cera
ID
MNC0606