Anexos
Metadados
Título
Selo Lacre - Alemanha - / HAMBURG - COMERZ UNO DISCONTO - BANK IN HAMBURG
Descrição
Selo Lacre - Alemanha - / HAMBURG - COMERZ UNO DISCONTO - BANK IN HAMBURG
35X25mm
VERMELHO
Classificação | Found in
3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 > 3.6.3 - Series Sigilografia | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 > 3.6.3 - Series Sigilografia > 3.6.3.3 - Dossier Coleção de Selos Lacres João G. Abib
Data | Date
S/D
Descrição | Description
BANCO DE HAMBURGO
O banco existiu de 2 de março de 1619 a 31 de dezembro de 1875. Foi fundado pela Câmara Municipal de Hamburgo.
Após longas negociações entre o conselho e os cidadãos, foi decidido fundar o Banco de Hamburgo em fevereiro de 1619. Tal como o seu modelo, o Amsterdamsche Wisselbank , fundado em 1609, este pretendia melhorar a estabilidade monetária em tempos de incerteza monetária e simplificar o comércio entre comerciantes. Os numerosos comerciantes aventureiros ingleses , sefarditas portugueses e refugiados religiosos holandeses que viviam em Hamburgo naquela época contribuíram com grandes quantidades do seu capital e conhecimento para o banco, para que este fosse fundado com sucesso.
O banco era gerido gratuitamente por uma delegação bancária composta por 2 senadores, 2 idosos , 2 tesoureiros e 5 banqueiros. Suas instalações ficavam na prefeitura. Para abrir uma conta no banco, originalmente era necessário depositar uma quantia de pelo menos 400 marcos em Lübeck . Acompanhando isso, foram aprovados regulamentos que proibiam geralmente a troca de dinheiro e o comércio privado de metais preciosos . Além disso, instruções e transações de câmbio acima de 400 marcos Lübisch só podiam ser processadas através do Banco de Hamburgo;
Em 20 de novembro de 1619, o Lehnbanco , um banco de crédito, foi fundado como um departamento do Hamburger Bank . Isso deu aos comerciantes, especialmente à própria cidade de Hamburgo, um empréstimo em troca de um depósito . A casa da moeda da cidade e o armazém de grãos também foram atribuídos ao banco de Hamburgo, mas faturavam independentemente um do outro. De 1725 a 1736, o Courantbank foi criado como uma subdivisão do Hamburger Bank, que pretendia neutralizar a enorme deterioração da moeda da época. Courant é o antigo nome de Kurant e refere-se a moedas respaldadas por seu conteúdo de metais preciosos.
Marcos Banco
Os depósitos, ou seja, moedas de vários tipos e metais preciosos , que os comerciantes pagaram foram registrados nos livros do banco no Bancotalern , mais tarde como Mark Banco . No Banco de Hamburgo, fundado em 1619, o Bankoter correspondia ao fino peso de prata do Reichstaler de acordo com a Taxa da Casa da Moeda Imperial de 1566. O Mark Banco era uma moeda de cálculo pura , o que significa que não foi cunhado e só existia nos livros do banco. Em 1622, um Mark Banco correspondia a um peso de prata de 8,66 g. O banco aceitou barras de prata à taxa de 59 1/3 Mark Banco por libra alfandegária e as creditou no folium (conta) do depositante. A partir disso, ele foi capaz de fazer pagamentos sem dinheiro a outros correntistas, debitando-os e acrescentando-os. O Mark Banco foi dividido em 16 xelins de 12 pfennigs cada. Como o Mark Banco correspondia a um valor estável, era utilizado como moeda no comércio atacadista e para empréstimos hipotecários , e os comerciantes também mantinham seus livros no Mark Banco. Além disso, as taxas para outras moedas e bens foram publicadas regularmente. Posteriormente, também foi cunhada em Hamburgo uma marca chamada Mark Courant e cujo valor diferia do Mark Banco.
O banco resistiu a muitas crises graves com mais ou menos sucesso, sendo os empréstimos em branco um problema particularmente grave. Em 1770, o banco foi reformado com sucesso.
Durante a era francesa em Hamburgo, quase todo o banco foi saqueado, e a crise económica que o acompanhou também atingiu duramente o banco, mas a empresa continuou. Após a fundação do Império Alemão , o Anglo-Deutsche Bank adquiriu grandes ações do Hamburger Bank. Contudo , na sequência da crise de fundação , o Hamburger Bank foi fechado em 1875 e convertido numa sucursal do Reichsbank . Como uma pequena concessão a Hamburgo - e porque os estados do norte e do sul da Alemanha não podiam decidir entre as moedas do florim e do táler - o novo sistema monetário tornou-se também um sistema de mercado.
Fonte | Source
Assunto | Subject
Hamburg - Hamburgo - Alemanha | Selo de Cera - Lacre | Selo Lacre de Cera
ID
MNC0654