Anexos
Metadados
Título
MEDALHA FESTA DA UVA - EBERLE – 1950
Descrição
BRAS - MEDALHA FESTA DA UVA - EBERLE – 1950
MEDALHA EM BRONZE PRATEADO
FESTA DA UVA E EXPOSIÇÃO AGROINDUSTRIAL 1950
AMATO: KP8 - 01B
BRONZE PRATEADO - CIRCULAR
55MM - 61GR.
Classificação | Found in
3.0 - Repositório Numismático e de Coleções | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.4 - Seção Coleção de Medalhas | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.4 - Seção Coleção de Medalhas > 3.4.1 - Series Medalhas do Brasil | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.4 - Seção Coleção de Medalhas > 3.4.1 - Series Medalhas do Brasil > 3.4.1.1 - Dossier Comemorativas
Data | Date
1950
Descrição | Description
A Festa da Uva, oficialmente Festa Nacional da Uva, é uma feira e uma festa comunitária brasileira realizada atualmente a cada dois anos em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, comemorando a história, a cultura e a produção agroindustrial da cidade e da região. A Festa da Uva, como hoje é conhecida, evoluiu a partir de uma série de feiras agroindustriais realizadas entre 1881 e 1931, que buscavam primariamente promover a cidade através da exposição dos seus produtos mais típicos. Em 1932 começou a ocorrer uma importante transformação em suas características, passando a incorporar ideologias e articular narrativas que enalteciam a imigração italiana, a ligação com a terra, a vitoriosa história de progresso da comunidade, a operosidade do povo italiano e seu papel de civilizadores e construtores de riquezas. Durante a Era Vargas, que impôs um rápido abrasileiramento da cultura italianizada da região, muitos dos laços com as origens e as tradições foram cortados, abrindo-se um período de crise de identidade para os locais em que a celebração foi suspensa.
Depois da Segunda Guerra Mundial, iniciando um período de reconciliação da nação com a herança italiana, a festa foi retomada, e desde então não mais sofreu interrupções. Embora a presença italiana tenha sido majoritária até meados do século XX, a partir de então a cidade começou a crescer rapidamente com a chegada de muitos migrantes de outras origens étnicas e culturais. Essa pluralidade, no entanto, só veio a se refletir nas narrativas e simbolismos da festa décadas mais tarde, quando passam a reconhecer e representar a contribuição de outros grupos para o crescimento de Caxias. Também modificou-se a relação com a uva e o vinho, a origem da celebração, que há muitas décadas deixaram de ser a base da economia local, atualmente centrada no setor industrial metal-mecânico e nos serviços. As mudanças no perfil da cidade têm gerado contradições e repetidas polêmicas no que diz respeito às representações que a festa faz de sua cidade, sua cultura e sua história, sendo um processo em permanente questionamento e adaptação aos novos tempos. Não obstante, ainda permanecem a uva e o vinho e as origens italianas e rurais da comunidade como focos históricos centrais do evento.
Hoje a Festa da Uva é o maior e mais dinâmico símbolo de Caxias do Sul e o principal sustentáculo da sua identidade coletiva, tem uma sede permanente num grande parque de exposições e é um dos maiores eventos temáticos do Brasil, atraindo em cada edição quase um milhão de visitantes, desempenhando um papel fundamental para a divulgação da cidade, para a dinamização do turismo regional, e para o resgate e conhecimento da história e das tradições, sendo ainda uma plataforma importante para o aquecimento da economia caxiense, estabelecendo-se muitos negócios através da Feira Agroindustrial, que é parte essencial de sua estrutura desde o início.
Assunto | Subject
Bronze Prateada | D. Pedro II | Eurico Gaspar Dutra - Presidente do Brasil - 1946-1951 | EXONÚMIA - FICHAS E MEDALHAS | FESTA NACIONAL DA UVA | Fichas ou Medalhas de brinquedo ou publicidade | Medalha | Medalha Comemorativa | METALÚRGICA EBERLE - CAXIAS DO SUL - RS
ID
MNC2370