Anexos
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AIS0268 - E1 CALEGARI
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AIS0268 - E2 CALEGARI
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AIS0268 - F1 CÍRIO
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AIS0268 - F2 CIRIO
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AIS0268 - G1 AMORETTY
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AIS0268 - G2 AMORETTY
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AIS0268 - H1 PEDRO
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AIS0268 - H2 PEDRO
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AIS0268 - I1 VELY
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AIS0268 - I2 VELY
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AIS0268 A1 BALD
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AIS0268 A2 BALD
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AIS0268 B1 TARRAG
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AIS0268 B2 TARRAG
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AIS0268 C1 IGLES
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AIS0268 C2 IGLES
Metadados
Título
FOTOGRAFIA – CARTÃO RÍGIDO – BALDUIN RÖHRIG, LUÍZ TERRAGNO, ISAÍAS, VIRGÍLIO CALEGARI, FRANCISCO BERTO CÍRIO, PEDRO LE HOUËROU, AFONSO AUGUSTO AMORETTY, JOSÉ CAETANO VELY - RETRATOS
Descrição
FOTOGRAFIA – CARTÕES RÍGIDOS - RETRATOS
FOTÓGRAFOS:
BALDUIN RÖHRIG;
LUÍZ TERRAGNO;
ISAÍAS;
VIRGÍLIO CALEGARI;
FRANCISCO BERTO CÍRIO;
PEDRO LE HOUËROU;
AFONSO AUGUSTO AMORETTY E
JOSÉ CAETANO VELY
9 RETRATOS EM CARÃO DO SÉCULO XIX. A MAIORIA DE ESTÚDIOS DE PORTO ALEGRE COMO SEGUE:
1- FOTÓGRAFO E RETRATISTA A OLEO BALDUIN RÖHRIG RUA DO ROSÁRIO 26 - POA - 63X100mm AMÁLIA MEDOSA PINÓS - 21-04-1820
2- PHOTÓGRAFO DA CASA IMPERIAL - L.(LUIZ) TARRAGNO - PREMIADO NA EXPOSIÇÃO NACIONAL - RUA DO RIACHUELO, 237 - PORTO ALEGRE - 65X100mm - N6141 - DOLORES PIRES S/D
3- IGLESIAS - PORTO ALEGRE - RUA RIACHUELO, 220. 65X19mm - JENNY PINÓS PEREIRA BORGES FORTES - S/D
4- VIRGÍLIO CALEGARI, - P.ALEGRE - 65X105mm - JENNY PINÓS PEREIRA (2 RETRATOS)
5- F.B. CÍRIO (FRANCISCO BERTO) PHOTÓGRAFO - 62X101mm - PORTO ALEGRE - 3 HOMENS, - ANTONIO DA SILVA VASCONCELLOS E RODRIGO VASCONCELLOS - ? S/D
6- PEDRO LE HOUËROU - PHOTÓGRAFO - 61X102mm - ANTONIO DE VASCONCELLOS - S/D
7- AUGUSTO AMORETTY E IRMÃOS - BAGÉ - RUA SETE DE SETEMBRO - 65X105mm - JOSÉ PINÓS - S/D
8- JOSÉ CAETANO VELY - PHOTÓGRAFO - 63X105mm - S/D OU DESCRIÇÃO
Material/técnica
Gelatina e prata | Monocromático | Papel | Positivo fotográfico
Albumina/ Prata
Local de produção
Brasil - Rio Grande do Sul - Porto Alegre
Condições de reprodução
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito. Obrigatória a citação da referência para fins acadêmicos e expositivos.
Material
Dimensões
Tamanho (mm)
65
Peso (gr)
100
Status
Na coleção
Classificação | Found in
2.0 - Arquivo de Imagens e Sons > 2.2 - Coleção de Imagens Estáticas
Data | Date
1800,s - 1900,s
Descrição | Description
- Balduíno Röhrig foi um fotógrafo e pintor alemão ativo em Porto Alegre, no Brasil.
Nada se sabe sobre sua origem e formação. Chegou a Porto Alegre em 1865, logo começando a trabalhar, e em 1869 abriu um estúdio fotográfico na Rua da Praia, sendo um dos primeiros profissionais estabelecidos na capital. A fotografia ainda era uma novidade recente e sua técnica era avançada para os padrões provincianos, e ele não tardou a firmar reputação como um dos mais requisitados fotógrafos locais.
A partir de 1875 começou a receber encomendas de retratos em pintura, o gênero mais rendoso na época, também conseguindo uma clientela significativa e recolhendo elogios pelo trabalho, competindo com sucesso com os principais pintores de sua geração, como Antônio Cândido de Menezes e Bernardo Grasselli.
Na grande Exposição Brasileira-Alemã de 1881 mostrou, segundo Athos Damasceno, "grande quadro contendo retratos fotográficos de alto estilo". Sua obra em fotografia e pintura foi extensa mas está dispersa e é mal conhecida. Deixou também alguns trabalhos em litografia, entre os quais uma vista panorâmica de Porto Alegre rodeada de imagens de seus principais edifícios.
Foi um dos fundadores da primeira associação de remo da cidade, o Ruder Club Porto Alegre (Clube de Regatas Porto Alegre), e membro da diretoria do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, falecendo na década de 1910.
- Luigi Terragno, conhecido como Luís Terragno, (Itália, c. 1831 — Porto Alegre, 16 de setembro de 1891) foi um fotógrafo ítalo-brasileiro. Radicado na capital gaúcha, fotografou a cidade, importantes eventos e personalidades, como o imperador Dom Pedro II.
Seu primeiro atelier era na esquina das atuais ruas Vigário José Inácio com General Vitorino. Depois disso, mudou-se várias vezes, mas hoje é reconhecido como pioneiro na arte fotográfica.
Em 1851 passou por Pelotas, regressando a Rio Grande em agosto de 1853. Neste segundo momento, já teria abandonado o daguerreótipo, passando a trabalhar com retratos de eletrótipo, processo mais rápido que o anterior. Permanece em Rio Grande de agosto a novembro de 1853.
Casou-se em 1855 com Balbina Ciro, com quem teve quatro filhos: Luísa (1858), Vítor (1861), Cândido (1863) e Antônio (1875). Em 1865 fotografou eventos da Guerra do Paraguai e os membros da família imperial como Dom Pedro II(foto ao lado), Conde d'Eu e o Duque de Saxe em trajes de gaúcho[2], sendo reconhecido como "Fotógrafo Imperial".
Viajou para a exposição do bicentenário dos Estados Unidos em 1876 e em 1881 participou da Exposição Brasileira-Allemã, em Porto Alegre, quando apresentou seus produtos e inovações. Desenvolveu o sulfomandiocato de ferro, ácido extraído a partir do sumo da mandioca, como fixador fotográfico.
A partir da década de 1880, com inúmeros fotógrafos estabelecidos na cidade, teve seu prestígio e clientelas reduzidas, optando por mudar-se para Pelotas, em 1885, porém retornou a Porto Alegre em 1887.
Maçom, foi fundador da Loja Luz e Ordem em 1869, ainda existente, e da qual foi dirigente até 1880. Quando do seu falecimento, a imprensa da capital gaúcha registra que "Luís Terragno era um dos fotógrafos mais antigos da cidade. Morreu pobre, apesar de ser homem ativo, honesto e competente". Nenhum dos seus filhos seguiu a carreira do pai.
- Virgilio Calegari (Bérgamo, 30 de maio de 1868 — Porto Alegre, 13 de setembro de 1937) foi um fotógrafo ítalo-brasileiro, ativo em Porto Alegre entre o fim do século XIX e princípios do século XX, um dos principais do estado em sua geração, deixado um importante legado documental e estético.
Filho de Oscar Calegari e Rosa Masserini, Virgilio chegou a Porto Alegre em 1881 juntamente com os pais e os irmãos Guglielmo (Guilherme), Batista e Gualtiero. As irmãs Arcilia e Oldemira vieram mais tarde, e Giulio (Júlio), nasceu no Brasil. Todos os irmãos se dedicaram às artes. Guglielmo (Guilherme), Batista e Gualtiero foram cenógrafos, atores e pintores e ganharam alguma projeção como autores de cenários teatrais e fotográficos. Guilherme também foi decorador de interiores e ao que parece participou da ornamentação da Igreja das Dores e do Teatro Politeama. Júlio foi fotógrafo.
Seu contato inicial com a fotografia remonta a 1885, quando tomou os primeiros ensinamentos com o fotógrafo João Antônio Iglesias, tornando-se mais tarde auxiliar do estabelecimento de Otto Schönwald, com quem teria aprimorado seus conhecimentos na prática.
Em 1893 inaugurou seu primeiro ateliê porto-alegrense à rua do Arroio (depois Bento Martins). Dois anos depois transferiu-se para a Rua da Praia e, logo no ano seguinte, registra-se o primeiro recolhimento de impostos sobre profissões de seu estabelecimento. O recolhimento de impostos de seu estúdio termina em meados de 1932, o que faz crer que tenha sido quando encerrou sua carreira como fotógrafo profissional.
Foi colaborador das revistas ilustradas Kodak, Máscara e a Revista do Globo. Foi professor de seu irmão Júlio Calegari e de Domingos Mancuso, ambos com destacada carreira fotográfica em Caxias do Sul.
Casou primeiro com Maria Oliveira, com quem teve os filhos Ney, colaborador da revista Illustração Pelotense, e Julieta. Depois de viúvo casou-se com Francisca Santos, gerando Carmen, Helena, Oscar, Gilda e Irene.
Origem | Source
AUGUSTO AMORETTY E IRMÃOS | Balduíno Röhrig | JOSÉ CAETANO VELY | Luís Terragno | PEDRO LE HOUËROU | Virgilio Calegari
Assunto | Subject
AMÁLIA MEDOSA PINÓS | ANTONIO DA SILVA VASCONCELLOS | AUGUSTO AMORETTY E IRMÃOS | Balduíno Röhrig | CARTE DE VISITE - FORMATO DE FOTOGRAFIA | DOLORES PIRES | Fotografia | Fotografia - Cartão Rígido | Fotografia em Albumina | JENNY PINÓS PEREIRA | JOSÉ CAETANO VELY | Luís Terragno | PEDRO LE HOUËROU | RODRIGO VASCONCELLOS | Virgilio Calegari
ID
AIS0268