O Museu Numismático NUMIS possui uma Coleção de Cofrinhos. Constantemente buscamos exemplares. Desta vez, conseguimos buscar um no Uruguai. Nos foi vendido pelo amigo Gustavo, que é um dos expositores da Feria de Tristan Narvaja – Montevidéu. É uma tradicional feira de rua que ocorre todos os domingos em Montevidéu, capital do Uruguai. Está sediada no bairro Córdon na rua Tristán Narvaja.
Este ítem foi produzido pelo Banco Anglo-South American Bank. Lta – Buenos Aires – AR. O Banco Anglo-Sul-Americano foi um banco britânico e argentino fundado com a aquisição do Banco Anglo-Argentino em 1900. O novo banco inicialmente recebeu o nome de Banco de Tarapacá e Argentina, que mudou em 1907 para Banco Anglo-Sul-Americano. Agora faz parte da Coleção de Cofres que está disponível para visualização no depósito digital do NUMIS. Veja este e outros cofrinhos bacanas. Basta acessar este link: Coleção de Cofrinhos do NUMIS.
Constantemente estamos acerscentando ítens às Coleções. Também estamos migrando as Coleções remanescentes do Centro de Memória e Informação Pessoal – CEMIP. Sendo assim, sempre há novidades para se desfrutar.
Faça parte do NUMIS, através da Associação dos Amigos do Museu numismático NUMIS – AAMNN.
O Museu Numismático – NUMIS é uma instituição permanente e sem fins lucrativos, constituída para servir à sociedade e ao seu desenvolvimento, assim como ao fortalecimento da democracia e da diversidade social e cultural. É uma instituição aberta ao público, que adquire, preserva, gere, investiga, comunica e expõe acervo de conhecimento numismático, filatélico, sigilográfico e documental, com fins de promover ações educativas, respeito à diferença cultural e fruição reflexiva.
Administrativamente é vinculado à Associação dos Amigos do Museu Numismático – AAMNN, cumprindo papel fundamental na pesquisa e na preservação da memória da diversidade numismática no estado e do país. Seu acervo é constituído por acervo documental, bibliográfico e numismático de cunho local, regional, nacional e internacional. Contendo moedas, cofres, selos, sinetes e objetos tridimensionais, fotografias, entrevistas, documentos, objetos de uso cotidiano de conotação histórica, fiduciária além de documentação e referencial teórico de apoio, como obras sobre temas da numismática, sigilografia, história e ciências pertinentes a tema central: Numismática.
O NUMIS pode receber doações de peças, livros, objetos e demais temas relacionados aos acervos, desde que estejam livres de qualisquer impedimento legal. Faça como o Professor José Ricardo Smith – que aparece ai na foto a cima – que doou livro para a Biblioteca Kurt Prober. Você também pode ser um colaborador. Basta entrar em contato através dos canais de comunicação nas redes sociais.
Você pode visitar o acervo de forma virtual, no site da instituição, através do endereço eletrônico: https://www.numis.mus.br/ e se associar na Associação dos Amigos do Museu Numismático NUMIS – AAMNN, preenchendo a ficha de associação. Venha participar do Projeto NUMIS.