O Centro de Memória e Informação Pessoal recentemente adquiriu 4 importantes Obras de consulta e referência para a Numismática nacional e internacional.
LOS MARAVEDÍS DE LOS AUSTRIAS – Tipos y variantes – El vellón castellano de los silgos XVI y XVII, uma obra de Juan Luis López de la Fuente, é um importante estudo da moeda castelhana. Reconhece 2659 variantes de cobres , desde Carlos I até o desaparecimento da dinastia em 1700 com Carlos II. A Obra veio da Espanha autografada e com dedicatória ao Centro.
O livro Catálogo está dividido em 6 capítulos, que corresponde m a cada um dos 5 reinados da dinastia e outro dedicado às moedas que se cunharam ao nome dos Reis Católicos durante a primeira metade do século XVI. Uma obra completa que ajudará a melhor classificar as peças do Cemip.
LIVRO DAS MEDALHAS DO BRASIL – 1596-2017 é o complemento da primeira edição já disponível na Biblioteca Kurt Prober. A intensão do numismata autor Claudio Amato é que com esta obra a medalhística se descole da numismática ou, pelo menos, assuma seu caminho próprio. Segundo Amato: “As três bases essenciais de cada uma diferem frontalmente. Na moeda temos como característica apenas um emissor e grandes tiragens e uma finalidade, o uso do dinheiro, valor facial de compra. Na medalha temos uma infinidade de emissores, tiragens reduzias e finalidade a marcação de um fato relevante.”
A Obra foi lançada no último Congresso Brasileiro de Numismática, sua XXI edição que ocorreu do dia 30 de novembro a 2 de dezembro de 2017 em São Paulo. Está autografada e com dedicatória.
O Livro: CURSO DE ABERTURA DE CUNHOS E CLASSIFICAÇÃO DAS COROAS DE MOEDAS DE COBRE DO BRASIL, de Enio Gardetti e Rogério Bertapeli, também lançado durante o XXI Congresso Brasileiro de Numismática, traz um relevante estudo sobre algumas características encontradas nos Cobres. É um resumo do CATÁLOGO DAS COROAS DE COBRE – Coroas das moedas de cobre de 1768 a 1805 editado em 2015.
Por último, mas não menos importante, estão os dois volumes do CATÁLOGO DESCRITIVO DOS PATACÕES DA CASA DA MOEDA DO RIO – 1809-1818-1834. É a segunda edição do catálogo de Lupércio Gonçalves Ferreira, originalmente editada em 1978. A reedição feita pela Sociedade Numismática Brasileira foi corrigida com as devidas autorizações da Família Ferreira. Foram impressos 1000 exemplares numerados e rubricados. Um deles está na nossa Biblioteca.
Em janeiro de 2018 os livros estarão disponíveis para consulta local na Biblioteca Kurt Prober, ou no buscador do site. Para outras formas de consulta queira acessar as plataformas de comunicação disponíveis no site da instituição e relatar a sua necessidade. Avaliaremos a possibilidade de atende-lo.
Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos. Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine Cemip.