O Cemip processou mais de 200 itens à Biblioteca Kurt Prober.
O processo de higienização, descrição e indexação das obras de interesse numismático, paleográfico, diplomático, histórico, arquivístico, museal, etc, finalizou no início de março de 2017. Após um ano de trabalho da equipe técnica do Cemip, o Projeto de Acesso Virtual e Gestão da Biblioteca Numismática Kurt Prober findou com sucesso. A primeira fase de seis meses do processo resultou em mais de 200 itens higienizados, descritos, etiquetados com código de barras e localizadores. Num segundo momento foram catalogados e inscritos no sistema virtual e armazenados nos repositórios do Centro de Memória e Informação Pessoal.
Agora os itens estão disponíveis para consulta virtual e acesso nas estantes do local de guarda. O Trabalho técnico ficou a cargo da Bibliotecária Caroline Silveira Sarmento que dirigiu a equipe de técnicos.
A Biblioteca possui centenas de livros, catálogos, boletins, artigos, entre outros tipos de publicações. No site do Cemip há um link onde se pode pesquisar por títulos, assuntos e muito mais. Acesse e consulte: Biblioteca Kurt Prober.
Uma inovação foi a possibilidade de se visualizar as capas dos livros e itens. Anteriormente apenas algumas das informações textuais estavam disponíveis. Agora inúmeras informações sobre as obras como a data, autores e conteúdos já podem ser rastreados. As imagens disponível dos itens facilita na escolha das obras, reduzindo a margem de erro na seleção do que se busca acessar.
Para se ter acesso físico às obras você deve agendar antecipadamente a consulta. Isso proporcionará a disponibilidade quando o consulente for até a biblioteca. Para tanto se deve efetuar um cadastro no site: Cadastro no Cemip. O mesmo cadastro servirá posteriormente para acessar outras coleções como as de moedas por exemplo.
Se seus documentos, fotografias, livros ou objetos tridimensionais necessitam de gestão, tratamento e digitalização, o Cemip pode promover ações destas naturezas. Eu posso ajudar você. Acesse os canais de comunicação disponíveis no site. O importante é possibilitar o acesso às informações contidas nos documentos.
Aproveite e veja as últimas notícias sobre o que andamos fazendo no Centro. Basta acessar o Magazine CEMIP. Obrigado.