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Título
PANFLETO - FOLDER - LETRAS DAS ULTIMAS NOVIDADES DO CARNAVAL DE 1942 - JAZZ CRUZEIRO
Descrição
PANFLETO - FOLDER
LETRAS DAS ULTIMAS NOVIDADES DO CARNAVAL DE 1942 - JAZZ CRUZEIRO
Classificação | Found in
3.0 - Repositório Numismático e de Coleções | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.1 - Seção Biblioteca Numismática Kurt Prober | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.1 - Seção Biblioteca Numismática Kurt Prober > Series 3.1.4: Comunicação e Informação
Data | Date
1942
Descrição | Description
PANFLETO OFERECIDO PELA BANDA DE JAZZ CRUZEIRO SOBRE AS NOVIDADES DO CARNAVAL DE 1942
Em 1930 é FUNDADO o Jazz Cruzeiro, em Porto Alegre, pela família Corrêa:o contrabaixista Flávio Corrêa, seu irmão baterista Oscar Corrêa e amulher deste, a cantora Horacina Corrêa, que teria longa carreira. A semente do grupo fora a Orquestra Cruzeiro, criada em 1922 como uma revolucionária mistura de regional e orquestra de câmara: um cantor,flauta, dois violinos, violoncelo, contrabaixo, três violões, bandolim,um sujeito tocando caixa e outro no bumbo-e-prato. O porto-alegrense Flávio, nascido em 4 de fevereiro de 1900, por volta dos anos de 1920 eaté o final dos 1950 era considerado O contrabaixista de Porto Alegre. E é nesse grupo que estreia como cantor o Johnson, ao lado do acordeom do então jovem gaiteiro catarinense Pedro Raymundo. Até a ascensão da Jazz-Band de Paulo Coelho, o JazzCruzeiro (com quase todos seus membros negros) seria considerado omelhor da cidade mais até que o Espia Só. Era tão reputada que até Ernani Oliveira quis tocar com eles, ao mesmo tempo em que lideravasua própria orquestra. E não é à toa que foi o grupo de Paulo asuplantá-los. Afinal, foi do Jazz Cruzeiro que Coelho recrutou quatro deseus principais músicos: Ernani, Flávio, Oscar e Horacina.A partir dos anos 1940 os jazz sumiriam lentamente de cena,suplantados pelos novos formatos das big-bands e das orquestras, masnão sem antes ver nascer e florescer o Jazz Futurista, o Jazz Baby,o Jazz Pampeiro
O imenso poder de fogo das big-bands substituiria, inflando, as formações por vezes quase aleatórias dos jazz em favor do novo conceito americano da divisão em naipes: três ou mais trompetes, trêsou mais trombones, três a cinco saxofones, mais uma cozinha rítmicade piano, contrabaixo, bateria e guitarra (com o Rio Grande do Sul permitindo-se a licença poética de incluir violino e bandoneon para um set de tangos e milongas).
PANFLETO - 32X24cm
Fonte | Source
Assunto | Subject
CARNAVAL | Folder | HISTÓRIA DA MÚSICA DE PORTO ALEGRE | Jazz | JAZZ CRUZEIRO | Música | Panfleto
ID
MNC0676