Anexos
-
MNC2107 - LIVRO MAURO MULLER FILATELIA - 2024
Metadados
Título
LIVRO - MAURO MULLER FILATELIA - 2024
Descrição
Livro: Lauro Müller
Tiragem: 500
Autor: Renato Mauro Schramm
Ano: 2023
Páginas: 40
Impressão: Colorido, Pólen 80g / 15x21cm
País: Brasil
Idioma: Português-BR
Classificação | Found in
3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.1 - Seção Biblioteca Numismática Kurt Prober
Data | Date
2023
Descrição | Description
Nesta obra que comemora o 1º aniversário da Academia Brasileira de Filatelia e os 180 anos do lançamento do selo Olho de Boi, Renato Schramm apresenta ao público o tema de seu discurso de recepção e posse na Academia Brasileira de Literatura Filatélica. Naquele momento, trouxe a lume a notável fi gura de Lauro Severiano Müller, cuja vida de desafi os e lutas – que a outros poderia impor desânimo e até desistência – veio a ser uma autênti ca história de disposição e tenacidade, com merecidas realizações e conquistas.
Vindo de família germânica modesta, Lauro Müller aprendeu em casa – o berço escolar de nossa vida – ali nas franjas do Rio Itajaí, as lições de solidariedade com o próximo necessitado, inclusa a atenção pessoal que tanto anima e esti mula. Nascido em oito de novembro de 1863, teve a infância diverti da dos meninos ribeirinhos. E já na adolescência foi morar no Rio de Janeiro, onde ingressaria na Escola Militar. Em 1888, formado em Engenharia, recebeu a promoção ao posto de Segundo-Tenente. Tal vivência numa escola militar dotou o então rapaz de origem simples de uma gama de conhecimentos que, aliada à visão da realidade que foi adquirindo, seria determinante aos caminhos que percorreria em sua vida marcante.
Conta Renato Schramm que, com a Proclamação da República em 1889, Lauro Müller, que havia procurado “... na iniciação maçônica sua identificação com os anseios permanentes da Humanidade e o campo onde pudesse realizar seu sonho de lutador democráti co” foi designado para assumir o Governo Provisório do Estado de Santa Catarina. Era um homem de apenas vinte e seis anos! Em 1891, deixou o governo estadual, por ter sido eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte, trabalho que nos trouxe a primeira Consti tuição Republicana. Com detalhes, o livro vai mostrando a feição cidadã e patriota, que, entre outros feitos, fez de Müller o fundador do Parti do Republicano Catarinense em 1897. Por esta agremiação política, poucos anos depois, seria eleito senador com o apoio e voto de eleitores até ali divididos por lutas ferrenhas. Foi um reconhecido pacifi cador, porque sempre pôs à frente de suas decisões e atos o que fosse melhor para Santa Catarina e ao País.
Assunto | Subject
ID
MNC2107