Miniatura do termo

Assunto Quartillo de Real ou 1/4 de Real Espanhol

1/4 de Real foi uma moeda usada na Espanha.

Real era uma moeda utilizada na Espanha durante vários séculos.

O primeiro real foi introduzido por Alfonso XI de Castela (1311-1350) e seu filho Pedro I (1350 – 1369) com um valor de 3 maravedies.

A taxa de câmbio aumentou até 1497, quando o real foi fixado com um valor de 34 maravedies. O famoso Peso de Ocho (“pedaço de oito” refere-se ao valor de 8 reales = 1 peso de prata), também conhecido como dólar espanhol, foi emitido no mesmo ano, e mais tarde tornou-se difundido na América e Ásia.

Em 1566, o escudo espanhol foi introduzido, no valor de 16 reais. O Pieza de a ocho ou pedaço de oito é uma moeda de prata de uma onça (cerca de 27,4 gramas), para não ser confundida com as moedas menores: 4 reales, 2 reales, 1 real e a pequena meio real (meia polegada de diâmetro).
Durante esse período, a cunhagem espanhola tornou-se popular no negócio e comércio internacional, e assim permaneceu durante séculos.

Século XVII
Em 1642, dois diferentes reales foram criados, o real de plata (feito de prata) e o real de vellón (feito de bilhão, ou “menos da metade de prata”).
A taxa de câmbio entre essas duas moedas foi fixada em 2 reales de vellón = 1 real de plata. O maravedi foi vinculado ao real de vellón, fazendo com que o real de plata valesse 68 maravedíes. O escudo de ouro valia 16 reales de plata. O real de vellón foi emitido para uso exclusivo na Espanha e não com frequência circulava nas colônias.

Século XVIII
O real de plata fuerte foi introduzido em 1737 com o valor de 2½ reales de vellón ou 85 maravedíes.
Este real era o padrão, emitido como moedas até o início do século XIX. O escudo de ouro valia 16 reales de plata fuerte.