Assunto NYRBA - Inauguração da mala Brasileira

NYRBA do Brasil

A empresa New York-Rio de Janeiro-Buenos Aires, ou simplesmente NYRBA, após o fracasso nas tratativas com a E.T.A., se estabeleceu no Brasil em 15 de outubro de 1929, obtendo autorização provisória de operação através do decreto 18.951 daquele ano. Oficialmente, iniciou suas atividades em 22 de outubro daquele ano, usando em sua frota hidroaviões Sikorsky S-38 e Consolidated Comodore.

Sikorsky S-38

A NYRBA inaugurou a linha entre Rio de Janeiro e Buenos Aires em 23 de dezembro de 1929, conectando essa linha em sua já extensa malha até os Estados Unidos. Um voo de Buenos Aires a Miami levava em torno de 6 dias e oito trocas de aviões ocorriam em várias escalas.

Para se adequar a legislação brasileira e obter autorização definitiva, em 24 de janeiro de 1930 foi criada a subsidiaria NYRBA do Brasil, e no mesmo dia foi inaugurada a linha Rio-Fortaleza. Durante os primeiros meses da NYRBA do Brasil, os donos da E.T.A. tentaram impedir os voos da empresa, causando algumas dificuldades à NYRBA do Brasil.