Assunto Macuquina
Macuquina é conhecida na América Latina como o tipo de moeda grosseiramente inventada manualmente e golpes de martelo, um método amplamente utilizado desde o século XVI até meados do século XVIII.
Existem várias opiniões sobre a origem da palavra: enquanto alguns afirmam que ela vem da palavra árabe “machuch”, outros afirmam que ela vem da expressão quechua Makkaikuna – ou macay cuna – que se referiria à sua fabricação por martelar.
Essas moedas foram caracterizadas por suas bordas irregulares e pouca qualidade.
Algumas das primeiras moedas que circularam no Brasil colonial eram de origem espanhola, ou produzidas com a prata das colônias das Américas.
Quando reconquistou a independência, Portugal carimbou os reales e as macuquinas espanholas.
Os Reales passaram a ser Réis com novo valor cambial e o tesouro do reino ganhou cobrou pela mudança.
Através do cerceio (raspagem da prata) as mãos dos usuários da época se defenderam como puderam. Cerceio e violências cambiais não foram praticados só no reino português e na colônia brasileira. Os braços longos da cruz em moedas inglesas foram adotados para dificultar o cerceio. Os fiéis ficavam com medo de raspar ou tirar lasquinhas da cruz.
CURIOSIDADES
O que é cerceio?
Em Numismática, cerceio é o ato de aparar as extremidades ou raspar a moeda. O cerceio provocava a diminuição do valor intrínseco da moeda.
Você sabe porque o bordo das moedas são serrilhados ou trazem adornos ou inscrições?
A serrilha das moedas em seu bordo surgiu porque era frequente raspar a borda das moedas de metais mais nobres (ouro e prata) para juntar esse mesmo metal em pó, diminuindo o diâmetro da moeda e o seu valor no peso (mas não o valor facial) – na numismática este ato de subtrair metal original á moeda é chamada de cerceio.