Assunto GUMERCINDO SARAIVA

GUMERCINDO SARAIVA

Revolução Federalista Período 1893-1895 Local Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná Resultado Vitória Governamental Causas Descentralização do poder Adoção de um sistema Federal e Parlamentar Derrubar o então governador; Júlio de Castilhos. Participantes do conflito Rio Grande do Sul Maragatos Voluntários Castelhanos (Uruguai) Brasil Pica-paus

Líderes Rio Grande do Sul Gaspar da Silveira Martins Rio Grande do Sul Gumercindo Saraiva† Aparício Saraiva Brasil E Júlio de Castilhos Baixas ~10,000 entre militares e civis[carece de fontes]

A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República. Instada pela crise política gerada pelos federalistas, grupo opositor que pretendia libertar o Rio Grande do Sul da governança de Júlio de Castilhos, então presidente do Estado, e também conquistar uma maior autonomia e descentralizar o poder da então recém proclamada República.

Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear a luta armada, que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895 e foi vencida pelos seguidores de Júlio de Castilhos.

O conflito atingiu os três estados da região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Gumercindo Saraiva (Arroio Grande, 13 de janeiro de 1852 — Carovi , Capão do Cipó, 10 de agosto de 1894) foi um militar brasileiro, sendo um dos comandantes das tropas rebeldes (Maragatos) durante a Revolução Federalista.