Anexos
Metadados
Título
Selo Olho de Cabra 11
Descrição
BRASIL IMPÉRIO
Selo postal Regular / Definitivo CIRCULADO
Emissão: 01.01.1850
Catálogos: RHM 11 / Mi BR 11
Impressão: Recesso
Medidas: 19 x 15mm
Deneação: Imperfurado
Valor facial: 10 Réis
Classificação | Found in
3.0 - Repositório Numismático e de Coleções | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 > 3.6.1 - Series Filatelia do Brasil Império e República, 1600 - 2016 | 3.0 - Repositório Numismático e de Coleções > 3.6 - Seção Coleção de Filatelia, Marcofilia e Sigilografia, 1600-1980 > 3.6.1 - Series Filatelia do Brasil Império e República, 1600 - 2016 > 3.6.1.2 - Dossier Império, 1841- 1889
Data | Date
1850
Descrição | Description
Após o curto tempo de vida oficial do Olho de Boi, o Império brasileiro, por meio do Direto Geral dos Correios, em primeiro de agosto de 1844, segundo Meyer providenciou que os selos fossem impressos num formato menor, em papel minuto mais fino e com uma cota tal, que seja muito difícil arrancá-los por inteiro. Nasciam assim os Inclinados.[9]
Zioni nos ensina que esse novo padrão, apesar de seguir um padrão de cifra, sem identificação alguma do país emissor, recebeu o nome de Inclinado, justamente, por conta da cifra em linhas curvas e inclinadas.[10] Percebemos ainda que os numerais não são do tipo ornamentais, como nos Olhos de Boi. Após cinco anos de circulação, surgiu o terceiro selo postal adesivo brasileiro, o Olho de Cabra.
A emissão desse selo seguiu o mesmo padrão do anterior: cifras brancas, não ornamentais, sobre um guilhochê (preto). Ao contrário do antecessor, as cifras desses selos foram posicionadas na vertical. Almeida e Vasquez citam que em 1854, nova série de selos entrou em circulação no Brasil, com quatro valores, sendo dois por meio do reaproveitamento das matrizes dos Olhos de Cabra e outros dois criados em decorrência do estabelecimento de uma convenção postal entre Brasil e França em 7.7.1860. Essa série é conhecida por Olho de Gato ou Coloridos.[11]
É imperativo perceber que o Brasil, no período imperial, emitiu selos postais adesivos num padrão que utilizou apenas cifras. Disso podem resultar duas observações: a emissão de selos postais brasileiros, de 1843 até 1866, não seguiu um acentuado padrão internacional de estabelecer seu lugar de sujeito falante, por meio das efígies dos soberanos, dos brasões e escudos de armas e dos nomes dos países propriamente ditos. Essa escolha manteve o Brasil, a partir de um olhar atento sobre esses artefatos, no anonimato, visto que, suas emissões não tinham tipo algum de simbologia que remetesse ou representasse o Império. É possível reconhecer uma recorrência padronizada a partir das cifras estampadas nos selos postais adesivos brasileiros de 1843 até 1866. Além disso, é interessante perceber que todos esses selos tiveram, também, um outro padrão recorrente: a sua nomenclatura alusiva aos animais.
Fonte | Source
Assunto | Subject
ID
MNC2457