Projetos

Exposição Itinerante “Faces do Dinheiro”

A Exposição Itinerante “Faces do Dinheiro”, consiste em exposição de itens numismáticos, mostra de 15 Banners e palestra, que ambienta a trajetória do dinheiro na história da humanidade. Um dos aspectos positivos é que a exposição se molda as necessidades da instituição acolhedora. Podendo ter ou não os objetos em exposição.

Qual a proposta?

Busca, através do colecionismo, fomentar benefícios para a formação do cidadão, como o senso de organização, o zelo, a socialização, a capacidade de negociação, a educação e o conhecimento cultural. É uma atividade de educação Museal. Por estas circunstâncias, o Museu Numismático NUMIS, instituição ligada à Associação dos Amigos do Museu Numismático NUMIS – AAMNN criou o Projeto de Educação Museal – Exposição Itinerante “Faces do Dinheiro”, iniciativa que consiste na realização de ações lúdicas educativas e culturais, incentivadoras do público jovem-adulto, ou não, à prática do colecionismo, por meio das redes sociais e pela produção de experiências culturais e educativas, como apresentação de palestras e doação de material numismático na rede de ensino público e privada e instituições afim.

O NUMIS/AAMNN se propões a oferecer:

1)Uma palestra e/ou projeção sobre a trajetória do dinheiro na história da humanidade; exposição de itens numismáticos e mostra de 15 Banners.
2)Doação de 1 Kit contendo material numismático e filatélico.
3)Sorteio de materiais numismáticos e filatélicos aos participantes da palestra.

Para tanto, a estrutura da instituição deve oferecer local apropriado para a exposição, afixação dos Banners e a projeção do conteúdo digital, através de tela virtual ou retroprojeção, assim como amplificação de som, com utilização de microfone. A sala deve comportar cerca de 30 espectadores, ou mais, tal como um auditório, ou semelhante.

Quanto custa?

Os custos são reduzidos. Somente o gasto com o material e deslocamento da equipe. O itens sorteados são a preço de custo, ou gratuito, dependendo de análise previa do NUMIS.

Público alvo?

Todas as idades

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Colecionador NUMIS

O Colecionador NUMIS consiste no conjunto de atividades voltada para a Educação Museal, tais como: palestra, ações educativas, distribuição de material numismático e livros referente a Numismática, Filatelia e Colecionismo.

Qual a proposta?

Fomentar benefícios para a formação do cidadão, como o senso de organização, o zelo, a socialização, a capacidade de negociação, a educação e o conhecimento cultural. É uma atividade de educação Museal. Por estas circunstâncias, o Museu Numismático NUMIS, instituição ligada à Associação dos Amigos do Museu Numismático NUMIS – AAMNN criou o Projeto de Educação Museal – Colecionador NUMIS, iniciativa que consiste na realização de ações lúdicas educativas e culturais, incentivadoras do público infantil, ou não, à prática do colecionismo, por meio das redes sociais e pela produção de experiências culturais e educativas, como apresentação de palestras e doação de material numismático na rede de ensino público e privada.

O projeto Colecionador NUMIS, concentra inúmeras iniciativas práticas. Entre elas: distribuiçãode kits para escolas e professores; pastas personalizadas contendo cédulas, moedas, selos e folhas para armazenamento e outros itens fornecidos por patrocinadores e apoiadores; além da Palestra sobre a História do Dinheiro. A ação conta com o apoio de diversas instituições culturais, como a AAMNN – Associação Amigos do Museu Numismático NUMIS, Museu Numismático NUMIS, SFRGS – Sociedade Filatélica Rio-Grandense, SNB – Sociedade Numismática Brasileira. Também de associações numismáticas e filatélicas e de colecionismo brasileiras e de colecionadores e comerciantes. O Projeto vem promovendo a participação de crianças e seus familiares por meio dos canais de comunicação, site institucional, facebook e Instagram do Museu Numismático NUMIS, e na participação em eventos numismáticos e de multicolecionismo.

O Colecionador NUMIS está focado na comunidade escolar, revelando jovens colecionadores, nas mais diversas regiões do nosso país, centrado no Estado do Rio Grande do Sul. Conta com a participação dos pais no incentivo de seus filhos a participarem do mundo das coleções, os quais têm manifestado satisfação em encontrarem, assim, uma forma de trazer as cianças para o mundo do colecionismo. Essa ação, estimula educadores, colecionadores, e gestores públicos, que enxergam nas crianças, adolescentes e adultos, potenciais parceiros desse hobby e futuros guardiões da memória coletiva. O Projeto incentiva todos os tipos de coleções. E com isso, vão surgindo crianças e adultos que colecionam selos, cédulas, moedas, e outros colecionáveis. Trabalha em prol do resgate da prática do colecionismo infantojuvenil, aproveitando o grande potencial pedagógico e de desenvolvimento de bons hábitos, o que ocorre principalmente na numismática e na filatelia, onde muitos elementos culturais podem ser explorados, como o estudo da história, da geografia e das artes, dentre outras áreas do conhecimento.
Professores nas instituições de ensino do Rio Grande do Sul, vêm realizando projetos de colecionismo com a parceria do Museu Numismático NUMIS, incentivando novos colecionadores. Por esta razão, em 2024 a AAMNN e o Museu Numismático NUMIS, lançaram o Projeto Colecionador NUMIS, que constitui alguns elementos filatélicos e numismáticos em um Kit, em forma de caixa. Lá se encontram um jogo de tabuleiro, cases para moedas e selos, livretos, moedas, cédulas e selos, além de lupa de aumento, voltado para a realidade gaúcha. Apresenta a distribuição gratuita de livros com temática numismática e filatélica, dentre eles o livro infantil Dinheiro no Tempo – História do Dinheiro com Arte e Diversão para Crianças, da associada Telma Cristina Soares Ceolin. A doação das obras vai para as Bibliotecas das Escolas e outras instituições, ao qual se apresenta a Palestra sobre a História do Dinheiro. O Kit de Educação Museal do Projeto Colecionador NUMIS, contém orientações para aplicação em oficinas arte-educativas, para crianças de 8 a 12 anos e foi concebido a partir da experiência abrangente no âmbito cultural, educativo e museológico, existentes na expertise do Museu Numismático NUMIS. O mesmo contou com revisão pedagógica especializada em orientação educacional no Ensino Fundamental, de Cália Jurema Aito Victorino, no desenvolvimento de potenciais e altas habilidades e superdotação, arte na infância, meio ambiente e espaços escolares. Visa estimular a produção e a difusão de bens culturais de valor universal, os formadores e informadores de conhecimento e a cultura e a memória. Este projeto foi baseado na experiência do Museu Numismático NUMIS enquanto parceiro do Projeto Colecionador Mirim da Sociedade Numismática Brasileira de 2019.


O NUMIS/AAMNN se propões a oferecer:

1)Palestra e/ou projeção direcionada ao público infantojuvenil, sobre a história do dinheiro, proveniente da obra literária: o livro infantil Dinheiro no Tempo – História do Dinheiro com Arte e Diversão para Crianças, da associada e parceira Telma Cristina Soares Ceolin.
2)Doação de um exemplar de livro com temática Numismática ou Filatélica para a biblioteca escolar ou da instituição.
3)Doação de 1 Kits contendo material numismático e filatélico por escola ou instituição, servindo de material didático a ser aproveitado nas dinâmicas educaionais.
4)Sorteio de materiais numismáticos e filatélicos aos participantes da palestra sobre a história do dinheiro.

Para tanto, a estrutura da instituição deve oferecer local apropriado que proporcione a projeção do conteúdo digital, através de tela virtual ou retroprojeção, assim como amplificar de voz, com microfone. A sala deve comportar cerca de 30 espectadores, ou mais, tal como um auditório, ou semelhante. Quanto custa? Os custos são reduzidos. Somente o gasto com o deslocamento da equipe. O Material utilizado é a preço de custo, ou gratuito, dependendo de análise previa do NUMIS.

Para tanto, a estrutura da instituição deve oferecer local apropriado para a projeção do conteúdo digital, através de tela virtual ou retroprojeção, assim como amplificação de som, com utilização de microfone. A sala deve comportar cerca de 30 espectadores, ou mais, tal como um auditório, ou semelhante.

Quanto custa?

Os custos são reduzidos. Somente o gasto com o material e deslocamento da equipe. O itens sorteados são a preço de custo, ou gratuito, dependendo de análise previa do NUMIS.

Público alvo?

Toas as idades, com ênfase no publico infantojuvenil.