Sabadou NUMIS na Redenção e SFRG

No sábado, dia tres de junho de 2024, o Museu Numismático NUMIS foi até o Parque da Redenção. Levou um brinde para o professor Acreano L. B. Meneghello e recebeu doção de moedas.

Acreano que é professor de Matemática e Física na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Também é numismáta e tem uma banca na Feira de Sábado do Parque da Redenção. Sua banca se tornou ponto de encontro de colecionadores e interessados por um bom papo numismático. Na ocasião, o professor preeencheu a proposta de filiação da AAMNN – Associação dos Amigos do Museu NUMIS, que é a instituição responsável pelo Museu. E recebeu a caneca personalizada da instituição.

Também esteve lá o colecionador de cédulas, João Carlos Peres, que acabou conhecendo o trabalho do NUMIS. A banca do professor Acreano é um ponto de encontro, principalmente entre os jovens colecionadores, motivo pelo qual dispusemos material de divulgação. No folder e cartão há informações de como acessar virtualmente o site do Museu. Na pagina do NUMIS se encontram as coleções e muito mais informações sobre o mundo numismático, filatélico e do colecionismo.

A Feira de Sábado, localizada na rua José Bonifácio, bairro Bom Fim, próximo ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção de Porto Alegre é local de exposição de artesanato, antiguidades, produtos organicos e material numismático. O Parque atraiu o público em razão do sol e do clima ameno, combinados com a variedade de produtos à venda.

Outra atividade se deu na Sede da Sociedade Filatélica Rio-Grandense. Fomos receber a doação do livro: Manual de Filatelia de Carlos Daniel Dumpel César, procedente da Filatélica Junges, através das mão dos dirigentes da SFRG.

A Filatélica Junges é propriedade do Filatelista José Alberto Junges, que gentilmente nos doou alguns exemplares para serem doados as Bibliotecas das Escolas integrantes do Projeto Colecionador Mirim-NUMIS.

O projeto Colecionador Mirim Versão NUMIS/AAMNN tem merecido cada vez mais a atenção, revelando uma proporção expressiva de jovens colecionadores. Pois chama a atenção dos pais quando compreendem que o Projeto incentiva os filhos a participarem do mundo das coleções. Pois encontram uma forma de trazer seus pequenos para o mundo do colecionismo. Essa ação tem recebido poio e proporcionado alegria junto aos educadores, colecionadores, e gestores públicos, que enxergam nas crianças potenciais parceiros desse hobby e futuros guardiões de memórias contidas nos elementos colecionáveis, foi o caso do filatelista Jungles.

O Projeto incentiva todos os tipos de coleções, e com isso vem surgindo crianças que colecionam selos, cartões postais, cédulas, moedas, gibis, bonecos, álbuns de figurinhas, tazos, bonecos, carrinhos, lápis e outros colecionáveis. Trabalha em prol do resgate da prática do colecionismo infantil, aproveitando o seu grande potencial pedagógico e de desenvolvimento de bons hábitos, o que ocorre principalmente na numismática e na filatelia, onde muitos elementos culturais podem ser explorados, como o estudo da história, da geografia e das artes, dentre outros.

Por esta razão, em 2023 a AAMNN e o Museu Numismático NUMIS, incrementaram o Projeto que agregou elementos ao Kit do Colecionado Mirim, como um jogo de tabuleiro e objetos filatélicos e numismáticos. Também proporcionou a distribuição de livros para as Bibliotecas das Escolas, ao qual se apresenta a Palestra baseada no livro infantil Dinheiro no Tempo – História do Dinheiro com Arte e Diversão Para Crianças. Mais informações sobre o Projeto se pode acessar no post: https://www.numis.mus.br/numis-visita-o-litoral-gaucho/

O Manual de Filatelia fará parte dos livros a serem doados para as Bibliotecas das Escolas participantes do Projeto Colecionador Mirim. Fica o agardecimento à Filatélica Junges.

Museu Numismático – NUMIS é uma instituição permanente e sem fins lucrativos, constituída para servir à sociedade e ao seu desenvolvimento, assim como ao fortalecimento da democracia e da diversidade social e cultural. É uma instituição aberta ao público, que adquire, preserva, gere, investiga, comunica e expõe acervo de conhecimento numismático, filatélico, sigilográfico e documental, com fins de promover ações educativas, respeito à diferença cultural e fruição reflexiva.

Administrativamente é vinculado à Associação dos Amigos do Museu Numismático – AAMNN, cumprindo papel fundamental na pesquisa e na preservação da memória da diversidade numismática no estado e do país. Seu acervo é constituído por acervo documental, bibliográfico e numismático de cunho local, regional, nacional e internacional. Contendo moedas, cofres, selos, sinetes e objetos tridimensionais, fotografias, entrevistas, documentos, objetos de uso cotidiano de conotação histórica, fiduciária além de documentação e referencial teórico de apoio, como obras sobre temas da numismática, sigilografia, história e ciências pertinentes a tema central: Numismática.

Você pode visitar o acervo de forma virtual, através do endereço eletrônico: www.numis.mus.br. Venha participar do NUMIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *