Livros e novos sócios chegam ao NUMIS

O Museu Numismático NUMIS, recebeu em Julho/2024 a doação de livros da Editora Veritas, através das mão do numismata e proprietário da Editora, Sr. André Luiz Padilha. Agora os exemplares passam pelo processo de descrição e indexação ao acervo da Biblioteca Kurt Prober do Museu Numismático NUMIS. Veja as obras que logo mais estarão disponíveis para consulta.

Moedas Cortas e Contramarcadas utilizadas no território Paraguaio – Raul Olazar

“Devido à dificuldade de cunhagem de moeda nos primeiros anos da era independente paraguaia, circularam moedas de outros países, contramarcadas com um recurso especial que permitia a sua utilização como moeda nacional. havia a utilização de um pequeno selo/punção, com o qual eram marcadas diversas moedas de outros países que circulavam na República do Paraguai. Neste pequeno selo datado de 1868, você poderia ver como algumas moedas voltaram a ser contramarcadas, mesmo após a criação da moeda própria paraguaia. Esse detalhe, pode ter ocorrido devido ao período do conflito, lembrando que a Guerra contra a Tríplice Aliança ocorreu entre 1864 e 1870.”

“O Paraguai não tinha metais nem produzia papel, nem técnicos especializados que pudessem cunhar moedas ou imprimir papel-moeda.”

“A produção de mercadorias era rudimentar e não havia matéria-prima suficiente, por isso acredita-se que não se emitia nenhum tipo de moeda ou papel-moeda. Porém, nessa época uma prática, que também foi utilizada durante a Grande Guerra, começou a se tornar comum. Foi a utilização de moedas de ouro e prata cortadas em duas, quatro e até oito partes, das moedas de prata hispano-americanas, chamadas macuquinas.”

“O escudo com o leão sentado, possivelmente foi copiando da Proclamação de Carlos IV de 1790. A primeira moeda carimbada que se conhece data de 1858, com circulação bastante efêmera.”

Estes são pequenos trechos da obra: Moedas Cortadas e Contramarcadas utilizadas no território Paraguaio de autoria de Raul Olazar.

A edição virtual está disponível gratuitamente através do link: https://drive.google.com/file/d/1A7EF3YMYXog-WZc2Cd6eK6uNVqnF1u9J/view?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR2DisX8Onzn9UUmGhCkKq39rTP9CxANlmZwUWLGGeqJOgdfl2xDGHWJyAc_aem_Aai19MNrr7-5cYETmO3vQqQyoSmQEIJKacT-9sk1tGQeJ6S66MWLmN9WihX6O6NJQdn3J0RMRF9iT7ENqqs0rcpI

Movimento Numismático – Clube Numismático do Estado do Rio de Janeiro, Clube Numismático de Teresópolis e da Sociedade Numismática Amazonense

A numismática, a arte e a ciência de colecionar e estudar moedas e medalhas, é uma paixão que transcende o tempo e a geografia. Ela nos conecta com a história, a cultura e a economia de diversas épocas e regiões. 

Esta revista é mais do que uma simples publicação. É um testemunho do comprometimento e da dedicação dos membros do Clube Numismático do Estado do Rio de Janeiro, do Clube Numismático de Teresópolis e da Sociedade Numismática Amazonense em preservar e promover a numismática. Ele representa a culminação de anos de pesquisa, coleção e colaboração entre numismatas apaixonados, ansiosos para compartilhar seu conhecimento com o mundo.

A obra aborda uma ampla variedade de tópicos numismáticos, desde a história das moedas e medalhas no Brasil e no mundo, até detalhes específicos sobre peças raras e valiosas que fazem parte de coleções particulares. Os leitores poderão explorar a evolução das moedas ao longo dos séculos e entender como elas refletem não apenas mudanças econômicas, mas também aspectos culturais e sociais.

Além disso, o livro destaca o papel fundamental das moedas e medalhas como fontes históricas. Elas são testemunhas silenciosas de eventos importantes e momentos cruciais na história nacional. Ao estudá-las, podemos desvendar segredos do passado e lançar luz sobre questões históricas ainda não resolvidas.

Quero ressaltar a importância deste livro como uma ferramenta educacional valiosa. Ele servirá como um recurso essencial para estudantes, professores, pesquisadores e todos aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a numismática antiga e moderna.

A Movimento Numismático é uma revista de distribuição gratuita em sua forma digital. Compartilhe o Movimento Numismático! Está disponível para baixar gratuitamente no portal da Varitas através do link: https://drive.google.com/file/d/1gdiP5OPHztkUvQaiNuZVGEswJQfz01j0/view

Neste ano de 2024, o Portal Numismáticos da Editora Veritas, completa 17 anos de muita história. Foram mais de 250 publicações, seja em artigos impressos, virtuais e no site. Por isso a editora lançou o livro com os 10 artigos mais lidos no portal nos 17 anos.

A Edição se trata de uma referência muito importante para entendermos algumas evoluções. Por exemplo, você observará como era o mercado de erros no Brasil antes e depois do lançamento do primeiro catálogo de erros de Edil Gomes. Você verá a variação drástica que o dólar e o euro causaram no mercado numismático em comparação com valores de 6 ou 7 anos atrás. Entenderá o que mais se procura na internet através dos resultados propostos pelo site acadêmico mais antigo de numismática no Brasil.

A Biblioteca Kurt Prober do NUMIS é um dos poucos Museus que possuem a obra em sua biblioteca!

Conteúdo do livro organizado por frequência de leitura:

I – As Moedas MCMI – Comuns pela quantidade, mas rica em história!
II – A moeda francesa mais valiosa;
III – 1 Real Bifacial: Autêntica, Falsa ou cunhada não oficialmente?
IV – As 7 fases da moeda;
V – Quem inventou a moeda?
VI – XIIII ou XIV? Números romanos na numismática;
VII – 500 Réis de 1932 – “O coletinho”;
VIII – Diferença entre moedas anômalas e variantes;
IX – Breve evolução das cunhagens de moedas;
X – Um erro muito valioso.

Além do recebimento das doações, o NUMIS adquiriu outras obras da editora Veritas.

São mais três obras numismáticas de grande relevância que se juntam a Biblioteca Kurt Prober para enriquecer o acervo do NUMIS, são elas:

ERIC: The Encyclopedia of Roman Imperial Coins – Um catálogo de referência abrangente e fácil de usar sobre moedas imperiais romanas desde a época de Augusto até a queda de Roma, mais de 500 anos depois. Totalmente ilustrado com fotografia colorida. A mais extensa obra de volume único desse tipo. O autor é Rasier Suárez e a obra tem 622 páginas.

NUMISMÁTICA: COMO COLECIONAR MOEDAS, CÉDULAS E MEDALHAS é terceira edição do livro “Numismática: Como colecionar moedas, cédulas e medalhas”, de autoria de Oswaldo Rodrigues Jr. Este livro foi publicado pela primeira vez em 1990.

A Casa da moeda do Rio de janeiro e seus membros.

Esse foi o objeto sobre o qual essa pesquisa se debruçou. A escassez e o aviltamento do meio circulante levaram a abertura de uma Casa da Moeda na Bahia em 1694, que circulou pelas principais Praças comerciais da América Lusa até se instalar de forma definitiva no Rio de Janeiro em 1702. Num primeiro momento a atenção se volta para a organização interna dessa instituição, e em seguida para a importância que ela vai adquirindo na conjuntura política do Império português.

Essa Casa do Rio, no período das explorações auríferas, foi o cenário escolhido para investigarmos a trajetória de vida de alguns homens ligados a essa instituição, bem como os conflitos nos quais estiveram envolvidos. O estudo de trajetórias individuais e os momentos de conflito foram os recursos metodológicos aqui empregados para penetrar mais a fundo na história dessa instituição.

A obra é da Drª Grasiela Fragoso da Costa, Historiadora. Psicóloga. Psicanalista. Mestre em História Social – PPGHIS/UFRJ. Possui Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação da UFRJ. 

E o Projeto Colecionador Mirim – Edição NUMIS-RS – recebeu mais uma colecionadora. Maria Luiza Psigodinski Andrade tem 10 anos e mora no Município de Gravataí – Rio Grande do Sul. Recebeu o Kit do Museu Numismático Numis, depois de se associar na AAMNN – Associação dos Amigos do Museu Numismático Numis. Isso aconteceu durante a enchente no Estado do RS. Gravataí foi uma das regiões mais atingidas pelas chuvas durante a tragédia. Ficamos imensamente felizes por proporcionar pra Maria Luiza esta diversão tão legal. Ela nos contou que já colecionava algumas moedas que recebera dos parentes próximos. A família Psigodinski formou um centro de ajuda humanitária, fornecendo refeições para os atingidos da região. Parabéns pra esta moça maneira. Conte conosco pra ajudar no que for preciso!

Outro novo associado é o Srº Alex V. I. da Silva de 63 anos, comerciário de Porto Alegre-RS. É entusiasta das iniciativas que apoiam a Numismática como meio de difusão cultural. Conheceu o NUMIS e a AAMNN através das Redes Sociais.

Museu Numismático – NUMIS é uma instituição permanente e sem fins lucrativos, constituída para servir à sociedade e ao seu desenvolvimento, assim como ao fortalecimento da democracia e da diversidade social e cultural. É uma instituição aberta ao público, que adquire, preserva, gere, investiga, comunica e expõe acervo de conhecimento numismático, filatélico, sigilográfico e documental, com fins de promover ações educativas, respeito à diferença cultural e fruição reflexiva.

Administrativamente é vinculado à Associação dos Amigos do Museu Numismático – AAMNN, cumprindo papel fundamental na pesquisa e na preservação da memória da diversidade numismática no estado e do país. Seu acervo é constituído por acervo documental, bibliográfico e numismático de cunho local, regional, nacional e internacional. Contendo moedas, cofres, selos, sinetes e objetos tridimensionais, fotografias, entrevistas, documentos, objetos de uso cotidiano de conotação histórica, fiduciária além de documentação e referencial teórico de apoio, como obras sobre temas da numismática, sigilografia, história e ciências pertinentes a tema central: Numismática.

Faça como a Maria Luiza Psigodinski Andrade e o Alex V. I. da Silva, seja um(a) parceiro(a) do NUMIS.

Você pode visitar o acervo de forma virtual, através do endereço eletrônico: www.numis.mus.br. Venha participar do Projeto NUMIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *