Nova embaixadora do NUMIS atuará no Litoral Norte do Rio Grande do SUL

Célia Jurema Aito Victorino (82 anos) é a nova embaixadora do NUMIS no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Recebeu a visita do presidente do Museu Numismático no dia 9 de junho, quando formalizou a sua adesão.

A jornalista e escritora, recebeu o kit do Projeto Colecionador Mirim e a caneca personalizada. Na ocasião aproveitou para integrar o quadro de associados da Associação dos Amigos do Museu Numismático NUMIS – AAMNN.

Célia vai representar o NUMIS, levando iniciativas como o Projeto Colecionado Mirim. São projetos de Educação Museal e de promoção do colecionismo, voltados para crianças e adolescentes. A jornalista já se prontificou em levar a idéia para as secretarias de educação das cidades próximas à cidade de Imbé, local da sua residência.

o Kit de divulgação, contém uma pasta com moedas, cédulas, jogo de tabuleiro, livros, folderes, material filatélico entre outros materiais numismáticos e de colecionismo. A iniciativa é promover para as crianças que tenham entre 5 e 13 anos, que frequentem a rede pública ou privada de ensino, o acesso ao universo do colecionismo. O NUMIS entende que colecionar moedas, selos e outros materiais, promova a socialização de maneira positiva, fazendo com que as crianças tenham interação entre sí, pois colecionar é atividade que promove a troca de ideias e a busca de conhecimento de forma divertida.

Neste ano, o NUMIS através da AAMNN, promoverá uma série de palestras de inciciação à Numismática e Filatelia, junto a instituições que demosntrem interesse pelo tema: COLECIONISMO. Se este é o caso da sua instituição, basta entrar em contato através dos canais de comunicação disponível no final desta edição e marcar uma reunião para que possamos apresentar o Projeto.

Museu Numismático – NUMIS é uma instituição permanente e sem fins lucrativos, constituída para servir à sociedade e ao seu desenvolvimento, assim como ao fortalecimento da democracia e da diversidade social e cultural. É uma instituição aberta ao público, que adquire, preserva, gere, investiga, comunica e expõe acervo de conhecimento numismático, filatélico, sigilográfico e documental, com fins de promover ações educativas, respeito à diferença cultural e fruição reflexiva.

Administrativamente é vinculado à Associação dos Amigos do Museu Numismático – AAMNN, cumprindo papel fundamental na pesquisa e na preservação da memória da diversidade numismática no estado e do país. Seu acervo é constituído por acervo documental, bibliográfico e numismático de cunho local, regional, nacional e internacional. Contendo moedas, cofres, selos, sinetes e objetos tridimensionais, fotografias, entrevistas, documentos, objetos de uso cotidiano de conotação histórica, fiduciária além de documentação e referencial teórico de apoio, como obras sobre temas da numismática, sigilografia, história e ciências pertinentes a tema central: Numismática.

Faça como a Jornalista Célia Jurema, seja um(a) parceiro(a) do NUMIS.

Você pode visitar o acervo de forma virtual, através do endereço eletrônico: www.numis.mus.br. Venha participar do Projeto NUMIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *